Não é de hoje que me pergunto o papel que um livro exerce na vida de um ser humano.
Posso ser pessimista, mas acredito que na vivência da esmagadora maioria, é insignificante e supérfluo.
Para mim sempre foram essenciais. Mais do que necessários, foram, são e sempre serão parte de mim.
Acredito na velha máxima que afirma que um livro nos faz viajar. Acredito também que eles contribuem para a formação de nosso caráter, e que este não nasce formado. A literatura não muda uma índole, porém forma um caráter. Posso estar sendo radical, mas acredito que você é o que você aprecia ler. Somente o fato de ler algo não o identifica com sua leitura, mas a partir do momento que essa leitura o toca, torna-se parte de você.
Eu, particularmente, me refugio nos livros. "Vivo" através deles todas as situações possíveis e imagináveis, que eu nunca viveria em apenas uma vida. Talvez até venha a vivenciar algumas delas, e talvez até utilize as experiências e lições dos livros na minha "realidade".
Aliás, isso abre uma outra discussão: qual é a realidade? Aquela que vivemos, ou aquela em que acreditamos? Muitas vezes, a minha realidade é a do livro que estou lendo no momento, sou mais o personagem do que eu mesma.
Os livros são para mim uma paixão, o lugar onde me esconder quando a vida se torna pesada. Mas também um lugar de onde retiro força para enfrentar as dificuldades, sabedoria para não me deixar abater.
Difícil explicar um grande amor... xD
Já que falo de livros, não posso não falar sobre o Skoob. Encontrei-me no Skoob, em alguns skoobers, no site em si. Bem, pra dizer pouco, poquíssimo, é o primeiro site de relacionamentos "inteligente", que valoriza profundamente as idéias.
Bom, fica o link e a sugestão. =)
Tudo que eu falar dos livros, meus "amantes", é muito pouco pra explicar o que eles representam para mim.
Voltarei a falar disso em outro dia... Por hoje, chega.