quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A Internet na Mídia

O cotidiano do homem moderno é cada vez mais cômodo, mais confortável, mas também muito mais isolado e sedentário. Entre as diversas ferramentas tecnológicas que contribuíram para esta situação está a Internet, com as inúmeras possibilidades que temos em mãos com um computador conectado à rede mundial. Aliando ferramenta de trabalho com passatempo popular, a Internet é atualmente presença na maioria das residências brasileiras. Em grande evidência na mídia, a mídia também é facilmente encontrada em suas páginas.
Pode-se afirmar que a Internet é um veículo de comunicação muito mais abrangente em termos de assunto do que os demais, apesar do alcance da televisão, por enquanto, ser mais alto. A variedade de conteúdo em seus sites abrange seguramente todos os assuntos do interesse humano. Consequentemente, teremos seres humanos com intenções as mais variadas utilizando-se dos serviços desta rede, principalmente para o potencial de contato humano que ela nos oferece.
Não é esta, porém, a visão que a mídia televisiva nos transmite a todo instante. As notícias mais comuns envolvendo o mundo virtual provem de crimes, como fraudes e pedofilia. Somos condicionados a acreditar que toda e qualquer pessoa que entrar em contato conosco na Internet é desonesta, e seremos vítimas de fraudes e outros crimes a cada clique. Porém, não chega a nosso conhecimento fatos triviais que o conhecimento direto desta ferramenta nos transmite: amizades e amores sinceros que nascem ou se mantem virtualmente, conhecimentos expandidos e difundidos, como muitas outras maravilhas, impossíveis há quinze anos, mas hoje consideradas banalidades.
É claramente visível o interesse da mídia em manter a população longe de fontes de cultura facilmente acessíveis, pois quem tem acesso a pontos de vistas diferentes tem material para formular opiniões próprias. Num país onde informações são escolhidas a dedo por interesses pessoais, opiniões concretas e embasadas serão desprezadas, e um veículo de informação se tornará um perigo em potencial, até o momento em que o discernimento criar opiniões fortes o suficiente para elucidar conceitos falhos.


Texto escrito em 06/05/2010, para avaliação escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário