terça-feira, 17 de agosto de 2010

Os tomates estão passados...

Aquele era dia de feira para Maria das Graças e Lourdes. Cada uma pegou seu carrinho e foram conversando alegremente durante todo o caminho até o parque onde a feira era realizada. Lourdes notou algo estranho na amiga, mas resolveu não dar bola.
Enquanto escolhiam as laranjas, o assunto principal era a filha da vizinha que aparecera grávida. 
- Mas ô, Lourdes, a menina tem só dezesseis anos! - E virando-se para o vendedor - São fresquinhas essas laranjas, seu Valdomiro? ?
E a voz de Lourdes abafou a resposta:
- Pois é, Das Graças! E "tão" dizendo lá no Posto de Saúde, ouvi ontem, que ela não sabe nem quem é o pai!
- E para o verdureiro - Me vê meio "quilo" dessas laranjas aqui, não as mais maduras, que eu não quero não. Aquelas ali da caixa que "tão" no ponto.
- E "vê" pra mim umas quinhentas gramas, que vai ter visita lá em casa e eu "tô" pensando em fazer um creme de laranjas.
Passaram pela banca dos caquis sem nem olhar, achando absurdo o preço da alface e passaram reto também por esta banca. Enquanto falavam, Maria das Graças tinha o pensamento longe, e Lourdes não pode deixar de notar. Lá pela metade da feira, a curiosidade venceu Lourdes.
- Das Graças, você "tá" bem mesmo? 
Os olhos de Maria das Graças ficaram marejados e ela deu um sorriso melancólico à amiga.
- Ah, Lourdes, amiga! Não esperava que você fosse notar! Eu "tô" com tantos problemas em casa...
Os tomates ficaram esquecidos quando Lourdes resolveu consolar Maria das Gtraças.
- Mulher, não se abale! Pode desabafar... Vai, me conta tudo.
Sem perceber, Maria das Graças colocava aleatoriamente tomates na sacola e de volta a banca, mania compartilhada por Lourdes.
- Sabe o que é... Achei um lenço manchado de batom no bolso da calça do Gilmar...
-Ahhh, que desgraaaaçaa... Batom de que cor?
- Batom vermelho, Lourdinha! 
- Ah, meu pai eterno! O caso é grave, hein!
Alguns tomates rolaram pelo chão e o dono da banca resmungou algo, mas nenhuma das duas ouviu. 
- E o pior é que eu fui tirar satisfação com o Gilmar e ele disse que "tava" apaixonado e queria a separação!
Foi a vez de Lourdes largar os tomates e então cobrir a boca com as mãos.
- Por Deus, Pai Santo!
- Pois é, menina... E a Rosinha, tá revoltada... "Tá" querendo largar a escola, anda recebendo telefonemas estranhos de homens querendo marcar encontros... 
Lourdes ajuntou os tomates.
- E o que ela diz de tudo isso? 
- Ela não diz nada... Mas ouvi umas conversas dela e... - Maria das Graças desatou a chorar - eu acho que minha filha "tá" se prostituindo, Lourdes!
Mais uma vez, Lourdes cobriu a boca com as mãos.
- Menina, mas que zica você "tá", hein!
Remexendo as alças da bolsa, Maria das Graças continuou, tristonha.
-E o Juninho, garota! Meu menino passa a noite fora de casa, e dorme o dia todo! Achei uns cigarros estranhos nas coisas dele... Parecia maconha... 
Lourdes já estava perdendo o interesse agora escolhia tomates com mais atenção que ouvia a amiga.
- Menina, procura um pai-de-santo, uma benzedeira! Isso só pode ser olho gordo!
Maria das Graças chorava. Continuou desabafando com Lourdes, enquanto percorriam a feira. Já Lourdes, ia em silêncio, fazendo comentários oportunos e dando conselhos aparentemente excelentes, mas completamente vazios de interesse e vontade de ajudar. Seu único interesse no momento era o que preparar no almoço. 
Ao fim da feira, dirigiram-se para casa. Em uma certa esquina, Maria das Graças abraçou Lourdes afetuosamente.
- Como é bom ter uma amiga interessada como você! Obrigada, sei que posso confiar em você!
E então se separaram.

Lourdes chegou em casa, desembrulhou as compras da feira e examinou os tomates.
- Mas como sou boba! Escolhi tomates passados por causa das chorumelas da Das Graças!
Então, relembrou as coisas que a amiga contou e correu ao telefone.
- Dejanira? Sabe quem encontrei hoje na feira? A Das Graças, ela... 
A conversa se estendeu por horas

Na próxima feira, o assunto era Maria das Graças, seu marido infiel, seu filho drogado e sua filha prostituta.


Texto escrito no primeiro semestre de 2009, para avaliação escolar.

Um comentário:

  1. Cara tu sabe como eu adoro esse texto. Muito foda =D (pq eu faço a diferença neh xD) BY: Gio

    ResponderExcluir